sexta-feira, 3 de julho de 2020

Limpeza de bijuteria.


Quem não tem em casa uma bijuteria que gosta tanto mas que oxidou?
Pois é, não somos todas iguais. Posso comprar exactamente o mesmo colar que a minha colega mas o meu oxidar ao fim de 2/3 meses, e o dela ao fim de um ano estar só um pouco manchado. Isso tudo depende da nossa acidez do corpo. Há quem transpire mais e há quem a taxa de acidez seja elevada.
É por esse motivo que, em algumas pessoas, as bijuterias ficam escuras em apenas alguns dias, os sais da transpiração sendo particularmente ácidos. Também é melhor remover as bijuterias antes de tomar banho na água do mar e não borrifar perfume nelas.

O metal na bijuteria de fantasia que vai se safando é o aço inoxidável, e mesmo assim temos de o limpar de vez em quando com um paninho de flanela ou microfibra. Isso devido ao suor, maquilhagem, perfume.
Mas vamos lá começar.

Ora bem, tenham a certeza que a sua bijuteria que quer limpar, seja em metal e que simplesmente está a perder aquele brilho. Porque se estiver mesmo a ficar escuro, ou seja, a parte prateada foi se soltando, já não há nada a fazer.

Para voltar a dar brilho as vossas bijuterias, tenho umas dicas!

1- Sumo de limão - Basta meter a bijuteria dentro de um pouco de sumo de limão e esperar uns minutos. Passar por água e limpar com um pano de flanela ou microfibra. Estes paninhos são óptimos para dar brilho!
❌ ATENÇÃO! NÃO METAM PEÇAS COM PEDRAS EM LIMÃO OU PRODUTOS ÁCIDOS!

2- Bicarbonato de sódio - Coloque papel alumínio num pequeno recipiente, coloque uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio e água bem quente, coloque as suas bijuterias dentro dessa mistura durante 5 a 10 minutos. Retirem, passem por água e sequem com o pano microfibra.

3- Pasta de dentes - Com o pano microfibra, passe a pasta de dentes em toda a superfície. Passe por água e seque com o pano microfibra.
❌ ATENÇÃO! NUNCA USE ESCOVA DE DENTES NAS SUAS BIJUTERIAS! SÓ SE FOR DE PÊLO MACIO!

Evite misturar as suas bijuterias quando for guardá-las, para evitar o contacto umas com as outras, porque, ao contrário do que se pensa, elas não gostam de ser confrontadas com diferentes superfícies e metais e tendem a ficarem ainda mais danificadas. Portanto, certifique-se de colocá-las numa caixa própria para bijuteria com vários compartimentos e longe da luz solar directa para proteger as peças mais frágeis.

Um conselho também, passem verniz transparente nos seus anéis, brincos, pendentes, vão ver como ficam brilhantes! ☺️

Mylene Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Brincos elaborados com correntes em aço inoxidável. Pendentes em metal e cristais. Ref - BR091 10€